Materiais – Fichas Técnicas

Uma abordagem de sistemas vivos, inspirada na cultura aborígene australiana e as mais recentes teorias científicas, que nos permite construir projetos de sucesso e organizações para a Grande Virada para uma Cultura de Sustentação da Vida. É uma filosofia de design global, que inclui todos os aspectos de nossas vidas, construída a partir da democracia participativa, da sustentabilidade ecológica e da justiça social.

Estas Fichas Técnicsa e a obra original de John Croft estão licenciadas sob uma licença Creative Commons Atribuição CompartilhaIgual 4.0 Internacional. BY SA. Permissões além do escopo desta licença podem ser obtidas junto a jdcroft@yahoo.com.

Guia de leitura em 10 meses

Esse guia foi desenvolvido pelo treinador Dragon Dreaming Pedro Araújo Mendes para ajudar aqueles que desejam se aprofundar no caminho do aprendizado. Com essa orientação, é possível ler todas as fichas técnicas num período de 10 meses, considerando um roteiro de aprendizado contínuo com os conteúdos agrupados por temáticas e avanço no nível de complexidade. Trata-se uma uma proposta, entre tantas outras que poderiam emergir da riqueza do legado de John Croft.

O Dragon Dreaming é uma metodologia colaborativa inspirada na cultura aborígene australiana e nas mais recentes teorias científicas, que nos permite construir projetos de sucesso e organizações para a Grande Virada, orientadas pela Cultura de Sustentação da Vida. É uma filosofia de design global, que abrange todos os aspectos de nossas vidas, construída a partir da democracia participativa, da sustentabilidade ecológica e da justiça social.

A Mandala Universal e o Mistério do Sentido da Vida – FT #01

Este texto apresenta a ideia de que as mais recentes teorias científicas trazem uma compreensão nova e radical do que somos no universo, e da forma como podemos construir uma ponte ligando o passado ao futuro, através de nosso engajamento no mundo.

QUEM OU O QUE É GAIA: MÚSICA DO SANGUE – A TERRA, DO MITO AO MOVIMENTO – FT #02

A compreensão de que a Terra não é apenas uma casa passiva para a vida, mas tem muitas propriedades de um sistema vivo, nos permite conectar a ciência moderna e a antiga espiritualidade, em uma ética para um movimento social integrador. O cuidado com o todo é, portanto, profundamente ligado ao cuidado com cada parte.

O COLAPSO DA CIVILIZAÇÃO E O INÍCIO DE UMA ERA DE TREVAS
– FT #03

Ao olhar para o mundo como um único sistema sócio-político e econômico, dentro de um corpo vivo, torna-se claro que sustentar oportunidades para a vida complexa exige uma rápida mudança em nossa cultura, em uma nova direção. Nós temos uma escolha, mas a janela de oportunidade pode se fechar rápido.

O TEMPO PROFUNDO E DRAGON DREAMING:A ESPIRITUALIDADE ABORÍGENE SUSTENTÁVEL DAS TRILHAS CANTADAS E DO SONHO – FT #04

Sugere-se que, em uma cultura que é suicida, para obter uma melhor compreensão do que é a autêntica sustentabilidade, somos obrigados a ver através do espectro de uma cultura diferente. As culturas aborígenes australianas, indiscutivelmente sustentáveis por 70.000 anos, fornecem uma lente útil para tal propósito.

INTRODUÇÃO: TORNANDO OS SONHOS REALIDADE.USANDO DRAGON DREAMING PARA CONSTRUIR UM PROJETO EXTREMAMENTE BEM SUCEDIDO: UMA ABORDAGEM ABRANGENTE EM ESTÁGIOS – FT #05

Eis o processo fundamental da abordagem do Dragon Dreaming para o desenvolvimento de projetos, junto com uma explanação sobre os sintomas que surgem quando os projetos se encontram bloqueados.

A GRANDE VIRADA: UM COLAPSO OU UMA RUPTURA? AS IMPLICAÇÕES PARA AS TRADIÇÕES DE FÉ – FT #06

Explorando as escolhas implícitas na “Grande Virada”, que advém da maior capacidade humana para a compaixão, a “habilidade para cuidar”. Liberar esta capacidade, individual e coletivamente, mostra-se como a força mais poderosa na construção de um mundo onde estamos inseridos e possam bem conviver humanos e os demais seres que aqui habitam.

UMA HISTÓRIA DA FUNDAÇÃO GAIA DA AUSTRÁLIA OCIDENTAL – FT #07

Dreaming, uma vez que surgiu no âmbito da Fundação Gaia da Austrália Ocidental, é discutida. Alguns exemplos de projetos feitos utilizando a totalidade ou parte do método são apresentados, e um padrão subjacente mais profundo é apresentado.

A NATUREZA DA MUDANÇA: ENTENDENDO A NECESSIDADE DOS AGENTES DE TRANSFORMAÇÃO – FT #08

A construção da ponte que liga o Sonho ao Planejamento envolve cruzar limiares de imensa dificuldade. Há alguns processos que podem ser úteis na construção desta ponte. Este artigo examina a natureza da própria mudança. Ele mostra os passos pelos quais a mudança ocorre e ajuda os agentes de mudança a compreender melhor como preservar as alterações feitas, como superar a curva de esquecimento e como podem ser reconhecidas as mudanças que ocorrem no mundo. Ele equipa os agentes com uma poderosa ferramenta, que podem usar em seus projetos.

ATUANDO EM REDES: CONSTRUINDO UM TIME DE SONHOS QUE FUNCIONA – FT #09

Construir organizações para a Grande Virada obriga-nos a constituir grupos que emergem organicamente da nossa vida natural, e não são impostos de cima para baixo, de uma forma hierárquica. Aqui demonstramos que a rede oferece uma base para um novo caminho.

COMO CONDUZIR UM CÍRCULO DE CRIAÇÃO DE DRAGON DREAMING: O GUIA DO FACILITADOR – FT #10

O Círculo de Sonhos é uma das técnicas essenciais do Dragon Dreaming. É o processo pelo qual o projeto de um indivíduo torna-se o projeto de um Time de Sonhos, de forma tal que todos ganham.

AUDITORIA COMUNITÁRIA AO ESTILO DRAGON DREAMING – FT #11

De quais programas a nossa comunidade realmente precisa? De que forma podemos ter certeza de que nossos projetos atendem às reais necessidades da comunidade e não apenas refletem os preconceitos e vieses de seus criadores?

ESTENDENDO A COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA: EM DIREÇÃO À NOVA LINGUAGEM CARISMÁTICA EMPODERADORA PARA A GRANDE VIRADA – FT #12

Este texto explica a natureza da comunicação carismática empoderada, necessária para construção do time dos sonhos ao redor do seu projeto. O processo é também útil em outras circunstâncias.

DESMISTIFICANDO E CULTIVANDO A LIDERANÇA – FT #13

Dragon Dreaming é construído sobre um conceito de liderança diferente daquele encontrado na cultura insustentável do grande desenlace. Desmistificar os nossos conceitos de liderança é essencial para empreender a Grande Virada.

REUNIÕES EFETIVAS PARA ORGANIZAÇÕES COMUNITÁRIAS: O CASO SEAFLOW – FT #14

Conduzir reuniões bem sucedidas é uma habilidade essencial dentro do Dragon Dreaming. Como fazer suas reuniões serem realmente bem sucedidas? O método da Seaflow mostra como.

PLANEJANDO UM PROJETO – COMO CRIAR UM KARABIRRDT: UM GUIA PARA FACILITADORES – FT #15

O Karabirrdt, ou diagrama “Teia de Aranha”, é o “Tabuleiro do Jogo”, no qual um projeto Dragon Dreaming é jogado. É a base pela qual podemos integrar o planejamento estratégico e testar um projeto com a implementação, administração, gerenciamento e monitoramento do progresso. É um dos processos centrais do Dragon Dreaming.

CONSTRUINDO UMA ORGANIZAÇÃO DE CENTRO VAZIO – FT #16

Estamos em pleno século XXI tentando resolver problemas usando formas de associação, incorporação e estruturas de negócios que foram pioneiras no século XIX. Essas formas de associação parecem não só ser incapazes de resolver os nossos problemas, mas de fato se tornaram parte do problema. Esta Ficha propõe um caminho organizativo diferente.

O PODER DO CONSENTIMENTO – FT #17

Precisamos urgentemente encontrar formas alternativas de tomada de decisão, que nos ajudem a construir os jogos ganha-ganha necessários para mudar nossa cultura. Esta Ficha explica como criar diferentes tipos de tomada de decisão para a Grande Virada.

PENSAMENTOS SOBRE AÇÕES EM CURSO PARA TRANSIÇÃO DA ERA DO PICO DO PETRÓLEO E MUDANÇAS CLIMÁTICAS PARA UM FUTURO PÓS-CARBONO. A INICIATIVA TOTNES – FT #18

Dado que a mudança climática, o pico do petróleo, a crise econômica e a extinção da biodiversidade planetária se tornaram fatos, somos confrontados com uma escolha. Podemos esperar estas crises se desdobrarem, ou podemos efetuar ações imediatas no sentido de mitigá-las, de forma que possamos nos adaptar àquilo que já está acontecendo e não pode ser evitado, e minimizar o sofrimento para aqueles que irão sentir os efeitos no futuro. O Movimento de Transição, espalhando em todo o mundo, mostra-nos uma forma de construir um futuro que funcione para todos.

PARCERIAS ESTRATÉGICAS COM EMPRESAS COMUNITÁRIAS. O QUE SÃO E COMO PODEM SER ORGANIZADAS – FT #19

O Sistema de Crescimento Industrial do qual somos parte sofre uma série de crises cíclicas, mas contam com a adição de novos tipos de empresas para corrigir seus desequilíbrios. Construir organizações ganha-ganha exige novos tipos de estratégicas comunitárias de parcerias empresariais.

PLANEJAMENTO DA CONFERÊNCIA AUTOGESTIONADA – FT #20

As metodologias World Café e Open Space oferecem novas formas de organizar conferências altamente produtivas. O Centro para Educação Continuada da Universidade Nacional da Austrália, com o desenvolvimento do método Search Conference, criou maneiras inovadoras de integrar diferentes abordagens. Para maximizar o aprendizado comunitário, precisamos ser mais criativos.

CRIANDO UMA MOEDA COMUNITÁRIA: LIÇÕES APRENDIDAS A PARTIR DA CRIAÇÃO DO LETSYSTEMS – FT #21

Este artigo foi baseado na experiência da Austrália Ocidental com LETSystems de 1987 a 2003. Ele ainda precisa ser atualizado a partir dos novos desenvolvimentos na comunidade e moedas regionais na Europa, o desenvolvimento do Boya e do Minuto de Konstantin Kirsch. Isto será adicionado o mais rapidamente possível.

A CAPTAÇÃO EMPODERADA DE RECURSOS: GENEROSIDADE RADICAL – O PODER DA FILANTROPIA PARA MUDAR O MUNDO – FT #22

A busca pelo dinheiro é a fonte de todo o mal, dizia Jesus. Em nosso mundo moderno, o dinheiro que usamos é o que mais traz danos ao mundo, mas a reconstrução de uma economia de dádivas pode levar à grande cura.

RESUMO DE VINTE E UMA ABORDAGENS DE DRAGON DREAMING PARA ABRIR NOSSO CORAÇÃO GAIANO – FT #23

Esta Ficha resume os principais conceitos que estão por trás do Dragon Dreaming.

GERENCIANDO E ADMINISTRANDO UM PROJETO – ADAPTANDO O MÉTODO GREENSKILLS – FT #24

Esta ficha técnica ajuda a construir a ponte através da fase de ‘Realizar um projeto, indo da teoria à prática, e capacitando os participantes a mudar da implementação para o monitoramento do progresso de seu projeto.

MAXIMIZANDO A CRIATIVIDADE: PESQUISAS EM FELICIDADE, BRINCADEIRA E CRIATIVIDADE: ENTRANDO NO FLUXO E COMO ISTO NOS AUXILIA NOS PROJETOS DRAGON DREAMING – FT #25

Se estamos caminhando com sucesso na construção de uma cultura ganha-ganha-ganha para a Grande Virada, e nos distanciando dos jogos ganha-perde que temos jogado por milhares de anos, nós precisamos maximizar a criatividade em uma escala nunca antes alcançada. Este artigo apresenta o processo criativo em um amplo contexto, usando Dragon Dreaming como um metamodelo para se entender a natureza do brincar e da criatividade.

DRAGON DREAMING COMO AMOR INCONDICIONAL EM AÇÃOA BASE DAS RELAÇÕES GANHA-GANHA – FT #26

Este artigo apresenta as mais recentes pesquisas sobre a natureza do amor incondicional e como, em última análise, ele cura as nossas feridas mais profundas. Este amor embasa o sonho de cada relacionamento e cada projeto. Ele é necessariamente o objetivo final e o propósito de nossas vidas.