Caminho de Aprendizagem para a Formação de Facilitadores (treinadores e multiplicadores) de Cursos Dragon Dreaming

válido até julho 20211

Propósito:  disseminar a metodologia Dragon Dreaming no Brasil  através da formação de mais multiplicadores e treinadores, maximizando projetos para a Grande Virada.

Contexto Resumido e Histórico de versões do caminho:

versão 1.0: Nos últimos encontros da rede internacional DD, verificou-se que existem pessoas que não fizeram o Treinamento de Treinadores – ToT, mas são altamente qualificadas para dar cursos de introdução. Assim sendo, houve um consenso de que quem faz um curso de Aprofundamento, pode estar apto a facilitar um curso de Introdução. No Brasil, já temos vários casos destes, assim como uma grande demanda de cursos e pessoas qualificadas. Ainda nesta análise, parece que existem 3 tipos de pessoas dentro da rede Dragon Dreaming: 1) Dragon Dreamers – pessoas que fizeram um curso de introdução e facilitam processos; 2) Multiplicadores – pessoas que fizeram curso de Aprofundamento e projetos utilizando o DD, que além dos itens anteriores, também são capacitadas para facilitarem cursos de Introdução caso percorram o II Caminho de Aprendizagem; 3) Treinadores – pessoas que fizeram o ToT – que além do restante, são capacitadas a facilitar também Aprofundamentos e outros cursos DD.
Para mais detalhes, acesse o documento Contexto de Caminho de Aprendizagem DD Brasil e a Memória de conversas sobre o Caminho de Aprendizagem DD Brasil:

Atores Envolvidos:  treinadores atuais, aspirantes a treinadores, multiplicadores e comunidade DD.

Objetivo Específico: desenhar um processo de aprendizagem descentralizado e em pares, para capacitar pessoas que queiram colaborar com a disseminação do conhecimento da metodologia Dragon Dreaming, através da didática e cursos.

Sobre o uso do Dragon Dreaming:

Ao ensinar sem ter percorrido o Caminho de Aprendizagem, você pode dizer até que é “a sua leitura ou visão do Dragon Dreaming, mas não que é o Dragon Dreaming”.
O Dragon Dreaming é uma tecnologia social regida pela licença CC – Creative Commons Atribuição CompartilhaIgual 4.0 Internacional. BY SA2

Observações:

Lembrando que vivemos em um ambiente orgânico e fluido, onde exceções podem existir, ser aceitadas e contempladas, mediante a comunicação e conversa prévia com a rede e seus integrantes, possibilitando o acordar tais exceções.

Caminho I:

– Ler todas as fichas técnicas do Dragon Dreaming (exceto para  pessoas com dificuldade para ler)
– Ter realizado um projeto utilizando os passos do Dragon Dreaming e disponibilizar a experiência para a rede através de uma Ficha de Experiência
– Ter feito o curso de Aprofundamento e Captação Empoderada de Recursos
– Ler um mínimo de 3 livros da bibliografia básica do Dragon Dreaming (exceto para  pessoas com dificuldade para ler)
– Fazer o curso Treinamento para Treinadores

Caminho II:

– Ler todas as fichas técnicas do Dragon Dreaming (exceto para  pessoas com dificuldade para ler).
– Ter realizado um projeto utilizando os passos do Dragon Dreaming e disponibilizar a experiência para a rede através de uma Ficha de Experiência[1] Uma opção é realizar um projeto social, caso queira
– Ter feito o curso de Aprofundamento e Captação Empoderada de Recursos
– Ler um mínimo de 3 livros da bibliografia básica do Dragon Dreaming (exceto para  pessoas com dificuldade para ler)
– Co-facilitar cursos com um treinador
– Realizar palestras abertas sobre o Dragon Dreaming

Fluxo do Caminho 02

A intenção deste caminho é apoiar pessoas que querem ser multiplicadores, a partir das experiências práticas das mesmas, e integrá-las na comunidade de treinadores e multiplicadores através um sistema de tutoria.

Passos:

a) Entrar em contato com algum Treinador de sua região mais próxima e enviar uma solicitação para acolher um pedido de aprendizagem (no site do Dragon Dreaming Brasil tem uma seção “quem somos” com o contato de vários treinadores)1
b) Caso já tenha concluído um projeto utilizando os passos do Dragon Dreaming, preencher e enviar a Ficha de Experiência. É possível realizar o Caminho de Aprendizagem enquanto o projeto estiver em andamento, ficando pendente o envio da Ficha de Experiência para conclusão do processo.
c) Co-facilitar ao menos um curso de Introdução ao Dragon Dreaming
d) Manter uma comunicação com o tutor sobre como está o seu caminho de aprendizagem e participar, na medida do possível, de conferências e conversas virtuais do círculo de treinadores2
e) Compartilhar como está sendo o processo de aprendizagem com outras pessoas que estão trilhando o caminho de aprendizagem, caso hajam
f) Conversa de celebração do Caminho de Aprendizagem
Quando a pessoa se sentir preparada para dar cursos de introdução, reunir-se com seu tutor para trocar aprendizados, ahás e feedbacks sobre o caminho de aprendizagem que ambos trilharam
g) Celebrar o caminho de aprendizagem com a rede!

O tutor junto com tutorado fazem e enviam um relato do processo de aprendizagem3 para círculo de Multiplicadores/Treinadores DD Brasil com apresentação pessoal do novo multiplicador, com história e experiências anteriores ao DD do tutorado como facilitador, os maiores Ahas no caminho de aprendizagem, aprendizados, ideias para melhorias do processo, o que pode ser diferente no caminho de aprendizagem, etc.

i) enviar os seus dados para a celula de comunicação para seremincluidos nas plataformas de comunicação.4

Caminho para se tornar treinador em Dragon Dreaming no Brasil

contexto:

Atualmente temos uma demanda por cursos Dragon Dreaming no Brasil e interesse de várias pessoas em se tornarem treinadores. A forma para se tornar treinador era, até o Confestival Internacional DD 2015, fazer o curso de Treinamento de Treinadores. Neste encontro, foi constatado por parte de John Croft (co-criador do DD) e o grupo de treinadores do Brasil, que o modelo de caminho de aprendizagem como formação era mais adequado a realidade brasileira. Assim sendo, após este encontro e outros que ocorreram, foi construido o consentimento no caminho abaixo.

Requisitos:

  • ter concluído o caminho de aprendizagem até Multiplicador
  • ter conduzido curso de introdução ao DD como facilitador principal

Passos:

1) entrar em contato com algum treinador para ser seu tutor
2) co-facilitar aprofundamento e captação empoderada de recursos
3) participar de um programa de captação empoderada de recursos
4) fazer uma ficha de experiência sobre o programa de captação empoderada de recursos que participou
5) desenvolver alguma contribuição pessoal dentro do Dragon Dreaming
6) ter a habilidade de organizar cursos DD usando o próprio Dragon Dreaming
7) realizar (ou ter tido realizado) processos avançados do DD (analise do campo de força, mapa de atores, aconselhamento em pares, indicadores de desempenho, celebrações, etc…)
8) realizar ou ter alguma formação em facilitação de processos de grupos e ter lido material sobre (desejável)
9) compartilhar a ficha de experiencia e avaliação de como foi o processo com o circulo de treinadores e multiplicadores, validando o caminho junto a este círculo (através da ferramenta de tomada de decisão Loomio)

Data de reavaliação: julho 2017

Critérios:

colheita junto a tutores e treinadores formados neste caminho que atestem um bom funcionamento e satisfação do caminho


1 Após esta data, o Caminho será reavaliado e atualizado se necessário

2 O texto da licença não deve ser traduzido, mas em linhas gerais diz que a pessoa está livre para: compartilhar,adaptar (remodelar, transformar e construir a partir do material, para qualquer propósito, inclusive comercial). Isto desde que você: atribuir – (dar o crédito apropriado, prever um link para a licença e indicar se foram feitas mudanças – você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas de forma alguma pode sugerir ou insinuar que o licenciante endossa você ou o seu uso), .Compartilha Igual (se você alterar, transformar ou construir a partir do material, você deve distribuir as suas contribuições sob a mesma licença do original). Sem restrições adicionais – você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente a outros de fazer quaisquer coisas que a licença permita.Você não tem que se adequar à licença para elementos do material que sejam de domínio público ou onde seu uso seja permitido por uma exceção ou limitação aplicável.Não são dadas garantias. A licença talvez não lhe dê todas as permissões necessárias para o uso que você pretende. Por exemplo, outros direitos como propaganda, privacidade ou direitos morais podem limitar como você usa este material. – mais detalhes em http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0.

3 vimos que na prática o mais importante é a qualidade do Dragon Dreaming no projeto do que o tempo do projeto

4 o Treinador que recebe, caso não possa acolher, repassar para outros Treinadores da rede DD Brasil

5 Dicas para o tutor: estimular a leitura das fichas técnicas do DD, debater sobre temas delas, trocar experiências sobre as palestras abertas, auxiliar na elaboração do relato da ficha de experiência.

6 um relato livre e também de acordo com o modelo da OCV DD Brasil preferêcialmente. Este útltimo é opcional, mas muito util para termos indicadores mais sistematizados do Caminho de Aprendizagem

7 o responsável por incluir estes dados na plataforma de comunicação aproveita e deixa uma mensagem de boas vindas ao novo multiplicador de DD.

(Clique e fale com algum membro da comunidade DD para saber como iniciar sua jornada para se tornar um facilitador oficial DD)

Quero iniciar meu caminho de aprendizagem